quinta-feira, 15 de março de 2018

Confraria da Bicha Serpe



Penafiel tem confrarias para tudo. É a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa, a Confraria do Melão Casca de Carvalho,  a Confraria do Caldo de Quintandona, a Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, a Confraria da Broa de Milho de Penafiel, a Confraria da Regueifa de Pão-de-Ló de Penafiel, entre outras menos notáveis.

São confrarias gastronómicas, é certo. Um grupo de amigos apreciadores de um petisco que se juntam para o promover e degustar.

Mas nada impede que se crie confrarias de diferente índole. Juntar um grupo de amigos em torno de uma bela obra de arte, por exemplo. Assim pode-se criar a Confraria dos Moinhos de Água, a Confraria das Pontes Românicas, a Confraria da Calçada à Portuguesa, etc e tal.

Depois de muito ponderar a sugestão apresentada por numerosos admiradores e amigos, decidi dar o meu acordo à criação da Confraria da Bicha Serpe. A cerimónia de entronização está agendada para o dia 21 de Junho, pelas 19:00 horas, dia e hora em que fui apresentada ao público, isto é, dia em que fui inaugurada, com missa condigna na Igreja do Calvário, minha vizinha.

Apenas impus uma condição. O chanceler Mor da Confraria terá de ser o meu mui ilustre amigo Dr. Antonino de Sousa, digníssimo Presidente da Câmara de Penafiel. Quanto aos confrades e confreiras poderão ser todos os meus amigos e amigas, independentemente de serem ou não de Penafiel. O meu ilustre pai, o Mestre José de Guimarães será  o Guardião Mor, presidindo à mesa da Assembleia Geral.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Cresce o turismo em Penafiel

Não é demais relevar a importância da Bicha Serpe para o crescimento sustentado do turismo em Penafiel. Contam-se em dezenas de milhar...