terça-feira, 27 de março de 2018

Festival do anho e arroz de forno



Criado movimento cívico para instituir o 
Festival do Anho e Arroz do Forno Pingado à moda de Penafiel.


Um grupo de penafidelenses tradicionais pretende que a Câmara de Penafiel organize um festival do prato típico da Páscoa, presente em todas as mesas, das mais abastadas às mais pobres : Anho e arroz do forno pingado, feito em fornos tradicionais de lenha.

O facto de existirem, em concelhos vizinhos, outros festivais do anho assado no forno , nomeadamente em Baião e Marco de Canaveses, não é considerado impedimento pelos promotores para Penafiel ter o seu próprio festival, apresentando como exemplo Penafiel fazer o seu Festival da Lampreia quando também existem outros festivais de lampreia pelo Norte fora.

A receita tradicional de Penafiel do anho e arroz de forno é única e tem um sabor próprio que conquista as bocas mais delicadas e exigentes. A qualidade do anho biológico produzido nas serras de Penafiel, o tempero em vinha de alho do anho, a calda do arroz feita de uma variedade de carnes de primeira, a ciência do aquecimento dos fornos tradicionais de lenha, o assar o anho sobre a pingadeira do arroz, são os pequenos segredos que fazem deste prato uma autêntica delícia, explica Carlos Pinto, reconhecido chef de Penafiel e apaixonado do anho e arroz do forno.

A comissão promotora deste Festival do Anho e Arroz do Forno Pingado à Moda de Penafiel está convicta que a autarquia acolherá esta proposta, a ser apresentada na próxima reunião pública da Câmara, e fará os possíveis para que no próximo ano se faça a primeira edição do festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cresce o turismo em Penafiel

Não é demais relevar a importância da Bicha Serpe para o crescimento sustentado do turismo em Penafiel. Contam-se em dezenas de milhar...